PRAÇA JOSÉ PAULINO DE BARROS
José Paulinho de Barros nasceu em 18 de março de 1940. na localidade de Ametista, Passo Fundo/RS e morou em Marau até os 14 anos. Mudou-se para a Sede Piva, interior de Lagoa Vermelha, onde se casou com Lúcia Pivotto no ano de 1960 e em 1961 estabeleceu-se em Lagoa Vermelha para trabalhar como afiador de lâminas na Firma Madeireira Alegrete.
Em 1975 começou a trabalhar na Empresa Madalozzo, passando a residir no bairro Rodrigues a partir de 1982, em frente à Praça que agora leva seu nome, com sua esposa Lúcia Pivotto, criando seus 8 filhos.
Sempre se preocupou em arborizar o local, passando manhã e tardes na Praça com seu chimarrão e seu violão, vindo a se aposentar no ano de 1991, podendo assim, dedicar-se a cuidar do local para que todos os moradores pudessem usufruir da Praça, fato este que o fez ter o carinho, o respeito e a admiração das pessoas que o conheceram.
Orgulhoso de seu Bairro, sempre disposto a ajudar com o que fosse preciso e colaborar com possíveis melhorias da praça, vindo a falecer em 26/09/2005, deixando para a comunidade seu eterno zelo pelos animais e plantas. A solicitação para que a Praça levasse seu nome foi uma iniciativa da Associação de Moradores do Bairro Rodrigues.